Como gerir e remediar uma antiga área industrial contaminada por solventes orgânicos da maneira mais eficaz, econômica e benéfica para o meio ambiente?
Neste case, vamos explicar como nossa equipe aplicou a Fitorremediação como uma técnica mais adequada e sinérgica para o gerenciamento da área contaminada.
A solução proposta foi concebida a partir de análises ambientais e financeiras sobre o caso a ser trabalhado, e você poderá acompanhar os detalhes mais abaixo. Algumas informações do projeto não serão citadas em virtude da confidencialidade do caso.
Contextualização do problema
A NewFields Brasil foi procurada por uma empresa do ramo agroquímico para atuar na remediação de uma área afetada por solventes orgânicos. De acordo com os dados levantados, a contaminação no local originou-se da disposição de equipamentos e resíduos industriais que infiltraram no solo e acabaram por atingir também as águas subterrâneas.
Durante a investigação, a área de estudo foi subdivida a partir de critérios como o tipo de uso daquele espaço e características das fontes de contaminação, além do impacto em potenciais receptores. No terreno, havia a presença de regiões vegetadas, concretadas, áreas industriais ativas e inativas, além de corpos hídricos e ocupações urbanas na vizinhança.
Dessa forma, a situação exigia uma análise minuciosa dos riscos aos quais os diferentes receptores (humanos ou ecológicos) estariam expostos.
A abordagem da NewFields Brasil sobre o caso
Neste projeto, diferentes ações foram tomadas para gerir o passivo ambiental identificado e mitigar todos os riscos levantados para os diferentes cenários.
De início, foi realizada a escavação e remoção dos resíduos e materias contaminados para conter o processo de contaminação existente. Em seguida, foi feita a remediação das águas subterrâneas através da oxidação química in situ para diminuir a massa de contaminantes existentes em subsuperfície, salvaguardar os receptores identificados e prevenir novas contaminações.
Por fim, visando uma solução de longo prazo e sustentável, foi aplicada a técnica de Fitorremediação. Nesta etapa, a NewFields Brasil fez um estudo para definir a metodologia e o tipo de espécies ideal para tratar os contaminantes envolvidos.
Na sequência, foi realizado o plantio de culturas de eucaliptos (Eucalyptus urograndis) em determinadas áreas, com o objetivo de diminuir o fluxo de água contaminada em direção as águas superficiais e remover ou eliminar parte dos contaminantes dissolvidos por meio da rizodegradação e fitovolatilização.
Durante todo o processo de gerenciamento da área, foi construída uma relação sólida e transparente com o órgão ambiental responsável.
Os resultados
Ao colocar em prática as atividades planejadas, os resultados têm sido bastante promissores. Na área em que foram aplicadas as medidas de intervenção para remediação da água subterrânea, não foram solicitadas ações adicionais por parte do órgão ambiental, o que corrobora a eficácia do plano executado. A coleta de amostras de água superficial e das águas subterrâneas indica que os corpos hídricos superficiais não sofreram alteração de sua qualidade para os parâmetros analisados e as águas subterrâneas sinalizam reduções das concentrações dos compostos investigados. Os eucaliptos já se apresentam com grande porte e não retratam respostas adversas ao meio em que se encontram.
Além do impacto positivo na solução do problema, estima-se que a técnica de fitorremediação acrescida ao monitoramento de longo prazo tenha reduzido os custos da operação em quase 50%.
Estes resultados só foram possíveis porque nosso time atuou com uma minuciosa análise de dados, personalizando o serviço para atender a demanda da forma mais adequada possível.
Para a escolha de estratégias que considerem a segurança ambiental de todas as partes envolvidas e a seleção das melhores técnicas aplicáveis à sua área, conte com o time da NewFields Brasil!
Conheça também outros casos de aplicação
• Potencial de fitorremediação de plantas nativas em área contaminada com compostos orgânicos voláteis. Clique aqui para conhecer detalhes do caso. (Observação: por sua relevância, este case tornou-se um artigo científico publicado no International Journal of Phytoremediation. Acesse o material original aqui .)
• Aplicação de Fitorremediação como ferramenta de controle hidráulico em área contaminada por agroquímicos. Clique aqui para conhecer detalhes do caso.
Quer saber se a Fitorremediação é aplicável ao seu projeto? Converse com um de nossos especialistas.