Uma operação de dragagem pode ser especialmente desafiadora se envolver um grande volume de sedimentos, ou material contaminado, ou mesmo cascos de navios antigos. Foi exatamente o que aconteceu neste projeto executado na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Neste artigo, vamos explicar como a atuação da NewFields Brasil ajudou a viabilizar a execução das atividades com zero incidentes ambientais, além de gerar uma economia de R$ 20 milhões no valor total do projeto.
O contexto
Uma empresa do ramo de óleo e gás necessitava realizar uma dragagem no canal de acesso às suas instalações. O objetivo era viabilizar a circulação de embarcações maiores e facilitar a logística dos navios que prestavam serviços no local.
No entanto, não se tratava de um cenário simples: a presença de mercúrio em parte dos sedimentos representava alto risco de contaminação. Além disso, um casco de navio no fundo da baía aumentava a complexidade do projeto.
A NewFields Brasil ingressa no projeto para dar suporte à elaboração do escopo técnico e supervisionar a execução.
Estratégia: monitoramento ininterrupto para mitigação de riscos
Dada a criticidade do projeto, o acompanhamento minucioso das atividades era primordial para garantir a segurança dos trabalhadores e a conformidade com a legislação ambiental. Por isso, foi feito o monitoramento ininterrupto durante todo o projeto, incluindo o acompanhamento diário das operações, a análise quantitativa do volume dragado e a análise dos dados geográficos e ambientais.
Dessa forma, a análise técnica pôde dar apoio às tomadas de decisão de forma 100% embasada por dados.
Durante todo o processo, também houve o cuidado de manter um relacionamento transparente com o cliente e a comunidade além do INEA, IPHAN e Marinha.
Por fim, após a descontaminação da área, permanece sendo feita a execução de dragagem preventiva a cada 2 ou 3 anos com rígido controle gerencial a fim de mitigar riscos ambientais, operacionais e financeiros.
Resultados de excelência com economia de R$ 20 milhões
No total, foram removidos 200 mil m³ de material não contaminado, além de executada a remoção e destinação adequada de 100% (56 mil m³) dos sedimentos contaminados. Todos os requisitos regulatórios e as condicionantes de licenças ambientais foram cumpridos em 100%.
O trabalho de supervisão e os protocolos de engenharia também se traduziram em uma redução de custos de R$ 20 milhões por identificar inconsistências no pleito de um dos fornecedores, que alegava ter removido um volume de sedimentos acima do real.
Em suma: o projeto foi concluído com sucesso e sem extrapolar o orçamento previsto. A mitigação e prevenção dos riscos ambientais e operacionais conduziram a um resultado com zero incidentes ambientais ou queixas da comunidade.
Se sua organização tem um desafio ambiental de alta complexidade, a NewFields Brasil poderá auxiliar sua equipe para uma condução inteligente do projeto. Entre em contato!