No último dia 27 de maio, em entrevista para o Jornal do Maranhão, noticiário da filiada da Rede Globo no estado, Tiago Moura, CEO da NewFields Brasil foi questionado pela repórter Tayse Fequer sobre a possibilidade de despoluição de uma lagoa na cidade de São Luiz do Maranhão. “…uma vez que você para de despejar os esgotos e efluentes, a capacidade é muito poderosa de recuperação ambiental. Então o primeiro passo é você interromper esse despejo de resíduos e efluentes e pensar em estratégias que vão ser harmônicas também para acelerar esse processo de recuperação.” Moura também exemplifica citando biorremediação e agentes vegetais.
Em outro trecho da entrevista, ele cita também a importância do embasamento em dados para a gestão da temática ambiental. Este, inclusive, foi tema da palestra apresentada por ele e por Luciano Silvino, gerente de Projetos e Inovação da NewFields Brasil no Congresso Brasileiro de Advocacia Ambiental que ocorreu nos dias 28 e 29 de maio, no auditório da OAB-MA, em formato híbrido.
Com o tema “As novas perspectivas da Advocacia Ambiental no Brasil”, o congresso foi realizado pela OKAH Ateliê de Conteúdos em correalização com a OAB-MA, Escola Superior de Advocacia (ESA-MA), Caixa de Assistência de Advogados do Maranhão (CAAMA) e Beyond Institute, com patrocínio de grandes empresas como Vale, Porto do Itaqui e NewFields Brasil.
De acordo com a OAB-MA, foram abordados temas como licenciamento ambiental e mudanças climáticas; atuação da advocacia em temas de mudanças climáticas; instrumentos da política nacional de meio ambiente no contexto das mudanças climáticas; políticas ambientais como oportunidades para o desenvolvimento sustentável; regra de responsabilidade civil na Lei de Crimes Ambientais; reflexões sobre os limites da responsabilidade civil por danos ambientais; e a importância dos métodos consensuais para a solução de conflitos ambientais.
Na ocasião, Tiago Moura e Luciano Silvino apresentaram o caso de um conflito entre o ministério público e um porto privado, detalhando como uma análise robusta dos dados embasou as atividades de parecer técnico trazendo resultados favoráveis por meio de perícia e minimização do conflito com a comunidade. Em seu relato, também apresentaram a plataforma EnviroAsset, que permite gerenciar dados em larga escala de forma simplificada e objetiva.
Neste link você encontra a entrevista completa. Para saber mais sobre a plataforma EnviroAsset, criada pela equipe da NewFields Brasil, acesse www.enviroasset.com.br.