A análise de riscos relacionados a passivos ambientais aliados a uma politica de governança ambiental é um dos principais indicadores de desempenho e reputação das corporações para os investidores nos dias atuais.
Os passivos ambientais
Historicamente, práticas operacionais e acidentes criaram passivos que exigem investimentos significativos para sua gestão e resolução. Uma abordagem estratégica é fundamental para garantir que os recursos financeiros sejam alocados de maneira efetiva. Adicionalmente, todos os passivos devem ser reportados de forma adequada e contínua, o que requer o uso de técnicas robustas de projeção financeira, como a Simulação de Monte Carlo.
O presente estudo demonstra a aplicação de uma abordagem estratégica e probabilística combinada no tratamento de incertezas, avaliando o perfil do risco financeiro da empresa e verificando as projeções internas fornecidas pela atual gestão. Os resultados obtidos demonstram que, sob uma abordagem estratégica otimizada, os custos necessários para a gestão de passivos na área de estudo podem ser reduzidos em aproximadamente 50%. Além disso, a projeção financeira da estratégia selecionada poderá ser utilizada para a divulgação adequada dos passivos da empresa.
Leia o estudo completo no site da Scientific Research Publishing ou baixe em PDF.