Case: Fitorremediação como ferramenta de controle hidráulico em área contaminada por pesticidas

por | Cases NewFields Brasil

Como remediar uma área contaminada em um ambiente geológico complexo utilizando-se de técnicas eficientes, mas sem gerar mais danos ao meio ambiente? Neste case, vamos relatar como a equipe da NewFields Brasil conduziu a remediação de um passivo ambiental por meio Fitorremediação em um contexto multifacetado, contando com um robusto embasamento técnico e científico para identificar a melhor solução para o gerenciamento da área. É importante destacar que devido à confidencialidade do projeto, algumas especificidades do caso não serão descritas.

Contexto do Problema

A área de interesse é uma localidade em que há algumas décadas funcionava a produção de defensivos agrícolas, que, ao contaminarem o solo e as águas subterrâneas, acabaram por originar um grande passivo ambiental. O terreno investigado localizava-se nas imediações de um rio, o que conferiu dificuldades principalmente na aplicação de medidas de controle hidráulico das águas subterrâneas. Essa complexidade geológica exigiu uma análise ainda mais cuidadosa para a condução do caso. Com o adensamento das investigações, foi identificado que os contaminantes tratavam-se de poluentes orgânicos persistentes (POPs), os quais demandam grande atenção pois, além de conferirem efeitos deletérios à saúde, ao adentrarem nos ecossistemas possuem longa vida no meio natural e biótico. Munidos destas informações, o time da NewFields Brasil elaborou uma estratégia para a condução da remediação visando superar os desafios encontrados.

Estratégia: estudo científico e testes laboratoriais

Tendo em vista o contexto encontrado, viu-se que a fitorremediação poderia contribuir de modo substancial à remediação do local. Para obter mais assertividade na aplicação do método, foi demandado um estudo científico prévio de modo a investigar qual seria o mecanismo e as espécies mais interessantes para o projeto. Este estudo contou com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e avaliou a eficácia da evapotranspiração no controle hidráulico dos contaminantes presentes na água subterrânea. Nesta pesquisa, foi realizada também a comparação do controle hidráulico promovido pela fitorremediação buscando responder a seguinte pergunta: O que é mais eficiente para o controle hidráulico: o uso das espécies nativas presentes na área, a introdução de eucaliptos ou o controle obtido por barreira hidráulica tradicional (que utiliza poços), que já se encontrava em operação na área?

Os resultados

Os resultados encontrados demonstram que a aplicação de tecnologias inovadoras e de baixa pegada de carbono podem aumentar consideravelmente a eficiência dos projetos de remediação ambiental, assim como reduzir os custos diretos de operação dos sistemas de bombeamento tradicionais. O trabalho de investigação pioneiro demonstrou que o plantio de árvores nas áreas de baixa condutividade hidráulica se mostrava mais eficiente, por vezes sendo até duas vezes mais eficaz do que a remoção ativa com poços de bombeamento nestas localidades. A comparação entre a eficiência da vegetação nativa da localidade e espécies exóticas, neste caso o eucalipto, indicou que este último se mostrou 25% mais eficiente do que as espécies nativas, e portanto mais aplicável para o propósito idealizado. Tendo em vista que após o plantio as culturas requerem pouca ou quase nenhuma manutenção, muitos gastos e insumos são diminuídos. Dessa forma, a fitorremediação confere economia e otimização financeira ao longo do gerenciamento do projeto. Este foi mais um trabalho em que o nosso time atuou gerando informações que proporcionaram a melhor tomada de decisão considerando as questões técnicas, financeiras e ambientais. Se você está em busca de um time que é referência em Inteligência Ambiental, conte com a equipe da NewFields Brasil!

Conheça também outros casos de aplicação

• Potencial de fitorremediação de plantas nativas em área contaminada com compostos orgânicos voláteis. Clique aqui para conhecer detalhes do caso. (Observação: por sua relevância, este case tornou-se um artigo científico publicado no International Journal of Phytoremediation. Acesse o material original aqui .)

 Aplicação de Fitorremediação em área contaminada por solventes orgânicos. Clique aqui para conhecer detalhes do caso.

Quer saber se a Fitorremediação é aplicável ao seu projeto? Converse com um de nossos especialistas.

Artigos recentes

Tudo sobre o meio ambiente

Para onde foi a Responsabilidade Social Corporativa – e por que o ESG entrou no jogo

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) visa reduzir impactos socioambientais e promover relações sustentáveis entre empresas e stakeholders. Com o surgimento do ESG, há um foco maior na mensuração dos resultados dessas práticas, tornando-as mais tangíveis para investidores. O ESG quantifica as ações socioambientais, influenciando estratégias empresariais. A NewFields Brasil, com sua experiência em projetos ambientais, desenvolveu a plataforma EnviroAsset para auxiliar na gestão de dados ambientais, expandindo seu acesso ao mercado para promover maior inteligência estratégica em sustentabilidade.

Baixe Nosso Artigo Científico

O artigo cientifico recem publicado na Scientific Research trata da gestão esttratégica para passivos ambientais.