Implementação da DCA no gerenciamento de áreas contaminadas

A implementação da DCA no gerenciamento de áreas contaminadas pode se dar em projetos de curto, médio e longo prazo. Quando aplicada em projetos de curto prazo, é especialmente útil para a identificação precoce das restrições do projeto (legais, físicas e fiscais), eliminação das alternativas financeiramente impraticáveis, identificação dos custos de alto risco, e comunicação entre os stakeholders – incluindo as agências reguladoras e executoras, organizações não governamentais (ONGs) e outras partes responsáveis. Quando o projeto é de médio ou longo prazo, a DCA permite ainda identificar estratégias e decisões que possam mitigar a maioria das consequências indesejadas, além de priorizar os recursos de forma eficiente e otimizar o planejamento e as estratégias do projeto.

 

Estudo de caso

Em um estudo de caso da NewFields, a estimativa original para remediar e encerrar a gestão da contaminação de uma antiga fábrica de químicos em New Jersey (NY, EUA) era de $ 7,7 milhões de dólares. De início, a equipe utilizou a DCA como instrumento para calibrar a tomada de decisão, o que resultou na identificação de 80% de chance de redução do custo total para menos de $ 6 milhões de dólares. Na medida em que o projeto avançou, a aplicação da DCA possibilitou a identificação dos vetores de custo e dos focos de incerteza – nesta mesma medida, mais dados eram coletados para reduzir estes fatores. Assim, a aplicação contínua da ferramenta ao longo do curso do projeto foi capaz de identificar um caminho ótimo de gestão e tomada de decisão que resultou em um custo final de $ 2,8 milhões de dólares – mais de 5 milhões de economia em relação à estimativa inicialmente constituída.

​A NewFields Brasil também faz uso desta ferramenta para melhor gerenciar seus projetos em áreas contaminadas: em um estudo de caso no estado de Pernambuco, a ferramenta foi utilizada – primordialmente – para avaliar todas as alternativas de intervenção disponíveis no mercado e escolher aquela com melhor resultado pretendido para a área contaminada em questão. A aplicação da ferramenta permitiu que fosse realizada uma análise de sinergia entre a área contaminada que estava sendo avaliada e outras áreas contaminadas no entorno, com vistas a otimizar os custos e minimizar os riscos operacionais e ambientais. O resultado da aplicação da DCA indicou a escolha de uma alternativa de intervenção que permitiu a redução de 50% nos custos, além da minimização dos impactos no meio físico e da proteção dos receptores humanos e ecológicos da região.

 

Considerações finais

A análise de consequências das decisões se mostra uma ferramenta valiosa para apoiar os tomadores de decisão e outras partes interessadas no gerenciamento de projetos complexos, que pretendem atingir múltiplos objetivos, reduzir custos e incertezas, assim como focar em decisões mais eficazes e com melhor relação custo-benefício.

 

Para saber mais sobre a experiência da NewFields neste e em outros projetos, fique atento ao nosso LinkedIn ou cadastre-se para receber nossas atualizações.