Fitorremediação: o que é e exemplos de aplicação

por | Gerenciamento de Área Contaminada

A Fitorremediação é uma técnica de remediação ambiental que se baseia no uso da vegetação ou de enzimas derivadas da vegetação para isolar, destruir, transportar ou remover contaminantes de solos, águas ou ar.

Este método é bastante versátil e pode ser aplicado para diversos tipos de contaminantes, incluindo metais pesados, compostos organoclorados, solventes, hidrocarbonetos poliaromáticos, compostos radioativos e outros.

O uso de plantas e microrganismos associados para remediação de certas áreas contaminadas vem sendo cada vez mais indicado como uma tecnologia sustentável, de baixo custo e efetiva.

Principais vantagens da Fitorremediação:

● Melhor custo relacionado a técnicas tradicionais;
● Baixo impacto ambiental;
● Melhoria na qualidade do ar;
● Aumento do sequestro de gases estufas;
● Redução da poluição sonora;
● Baixa geração secundária de resíduos para o ar e a água;
● Redução de processos erosivos, carreamento de particulados e lixiviação de contaminantes (escoamento) e aumento da infiltração e retenção local de água;
● Melhora estética dos ambientes, sendo positiva à percepção pública e educacional;
● Aumento da fertilidade do solo;
● Menor necessidade de equipamentos e mão de obra, quando comparado a outros métodos;
● Efeitos de restauração e valorização do site durante e após a fase de remediação.

Exemplos de aplicação da Fitorremediação na gestão de passivos ambientais:

Veja abaixo três exemplos concretos em que o time NewFields Brasil aplicou a Fitorremediação como estratégia de gestão de passivos ambientais em grandes indústrias:

• Case 1: Potencial de fitorremediação de plantas nativas em área contaminada com compostos orgânicos voláteis. Clique aqui para conhecer detalhes do caso. (Observação: por sua relevância, este case tornou-se um artigo científico publicado no International Journal of Phytoremediation. Acesse o material original aqui .)

• Case 2: Aplicação de Fitorremediação em área contaminada por solventes orgânicos. Clique aqui para conhecer detalhes do caso.

• Case 3: Aplicação de Fitorremediação como ferramenta de controle hidráulico em área contaminada por agroquímicos. Clique aqui para conhecer detalhes do caso.

Quer saber se a Fitorremediação é aplicável ao seu projeto? Converse com um de nossos especialistas.

Artigos recentes

Tudo sobre o meio ambiente

Como Estudos Epidemiológicos podem contribuir para a resolução de casos ambientais judicializados

Estudos epidemiológicos são essenciais para avaliar os impactos de desastres ambientais na saúde humana, sendo uma ferramenta estratégica em processos judiciais contra empresas responsáveis por contaminação. Esses estudos ajudam a identificar a relação entre o evento e os danos à saúde, possibilitando contestar acusações desproporcionais ou comprovar a causalidade. Para garantir resultados confiáveis, é fundamental um planejamento rigoroso, escolha adequada da população e análise cuidadosa dos dados.

Baixe Nosso Artigo Científico

O artigo cientifico recem publicado na Scientific Research trata da gestão esttratégica para passivos ambientais.