O QUE É AUDITORIA AMBIENTAL: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO

por | Investigação Ambiental

Você sabe o que é auditoria ambiental? Hoje existe muita discussão no meio empresarial sobre a prevenção e a redução dos impactos ambientais no sistema de produção.

A principal razão disso é que a conformidade ambiental é uma das formas mais inteligentes de se criar vantagem competitiva no mercado, já que as pessoas e empresas utilizam cada vez mais a sustentabilidade como critério de consumo.

Consequentemente, muitas empresas que implementam um sistema de gestão ambiental (SGA) se tornam referência em seus nichos.

Dentro do SGA, uma das ferramentas de gestão mais simples e eficientes para gerar destaque para uma empresa é a auditoria ambiental.

Então, para ajudar sua empresa a se diferenciar também, neste post vamos conhecer a fundo o que é auditoria ambiental.

O que é auditoria ambiental?

A auditoria ambiental é uma ferramenta de gestão de suma importância para a melhoria do desempenho da gestão ambiental, pois serve como apoio para a tomada de decisão.

Utilizar a auditoria ambiental como uma ferramenta de gestão, ajuda a evitar danos ao meio ambiente e  multas por não-conformidade com as normas de proteção ambiental. Obviamente, essas multas podem impactar de forma negativa os resultados de instituições, entidades, fundações e empresas tanto no setor público, quanto privado, daí a importância direta que esse instrumento tem na gestão.

No entanto, a auditoria ambiental não possui somente natureza corretiva e preventiva.

Na mesma medida, a função desse recurso é orientar da forma mais razoável a modernização das práticas de sustentabilidade, sem comprometer a saúde financeira da empresa.

A NBR ISO 14001 (ABNT 1996 c) – criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte da operação – define o que é auditoria ambiental com as seguintes palavras:

“O processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a este, estão em conformidade com os critérios de auditoria, e para comunicar os resultados desse processo ao cliente.”

Então, diante da pergunta “o que é auditoria ambiental”,  entendemos, em outras palavras, que ela nada mais é do que um processo que têm como finalidade verificar conformidades e irregularidades no modus operandi da empresa auditada.

Logo, com o resultado da auditoria ambiental em mãos, é possível recomendar adequações e formular novos procedimentos – se for o caso – para melhorar o desempenho da instituição.

É importante frisar que a avaliação de conformidade pode estar de acordo com critérios ambientais pré-estabelecidos como normas técnicas, requisitos legais definidos por clientes ou na política ambiental da própria empresa.

Uma vez entendido o que é auditoria ambiental, vamos agora conhecer os seus tipos.

Quais são os tipos de auditoria ambiental?

Os tipos de auditoria ambiental podem ser divididos em 2 grandes categorias: interna ou externa.

As auditorias internas ou de primeira parte são conduzidas pela própria organização – ou em seu favor- para que a diretoria faça uma análise crítica tendo em vista algum objetivo organizacional. Da mesma forma, a condução de uma auditoria interna pode gerar dados para uma auto declaração de conformidade da organização.

As auditorias externas, por sua vez, incluem as  auditorias de segunda e terceira partes.

As de segunda parte são tipos de auditoria ambiental realizadas por partes que têm um interesse na organização, tais como clientes que possuem o direito regulamentar ou contratual para solicitar uma auditoria.

Já as auditorias de terceira parte, são realizadas por organizações externas de auditoria independente, tais como organizações que provêm certificados ou registros de conformidade com os requisitos da NBR ISO 14001.

Além dessa divisão, os tipos de auditoria ambiental também são classificados por outro critério, o que nos leva ao próximo tópico.

Tipos de auditoria ambiental: outras classificações

Falando de forma bem enxuta, o objetivo da auditoria ambiental define a sua classificação.
Entre as categorias mais aplicadas, vamos destacar 7 tipos de auditoria ambiental:

Auditoria de Conformidade Legal: verifica o atendimento à legislação ambiental nacional, estadual ou específica do setor. Essa categoria de auditoria ambiental envolve a atuação de órgãos ambientais governamentais, a verificação de condicionantes ligadas ao processo de licenciamento, atendimento a demandas,  cronogramas de fiscalização e apuração de denúncias.

A propósito,  a resolução CONAMA nº 306/2002, depois atualizada pela resolução CONAMA nº 381, de 2006, estabelece requisitos mínimos para realização de auditorias ambientais para avaliação dos sistemas de gestão e controle ambiental em instalações portuárias, plataformas, estruturas de apoio e refinarias.

– Auditoria de Sistema de Gestão: avalia o desempenho do sistema de gestão ambiental, seu grau de conformidade com os requisitos da norma utilizada e se está de acordo com a política da empresa. Podemos citar, por exemplo, o atendimento a normas que especificam o Sistema de Gestão Ambiental, como a ISO 14.001, EMAS, etc.
– Auditoria para Avaliação de Desempenho: avalia o desempenho de unidades produtivas em relação à geração de poluentes e ao consumo de energia e materiais, bem como os objetivos definidos pela organização.
– Auditoria de Responsabilidade ou Due Diligence: verifica as responsabilidades de uma empresa perante acionistas, credores, fornecedores, clientes, governos e outras partes interessadas.  Esse tipo de auditoria ambiental é geralmente aplicado nos processos de fusão ou aquisição de empresas para checar a existência e abrangência de passivos ambientais e tomar decisões mais assertivas.
– Auditoria Pós-acidente: tem como objetivo verificar as causas do acidente, identificar as responsabilidades e avaliar os danos, além de propor medidas que deverão ser tomadas para a prevenção de uma nova ocorrência.
– Auditoria de Cadeia Produtiva: aplicada aos parceiros e fornecedores que podem trazer riscos para a empresa, considerando que a responsabilidade ambiental é solidária.
– Auditoria de Descomissionamento: aplicada para garantir que o encerramento de determinada operação ou fechamento de uma planta industrial não apresente riscos para o meio ambiente ou população local.

Vantagens da auditoria ambiental como ferramenta de gestão

Utilizar a auditoria ambiental como ferramenta de gestão pode gerar vários impactos positivos para a sua empresa.

Em termos ambientais, esse instrumento estimula o uso racional e sustentável de recursos, a redução da geração de resíduos, promoção de ações que minimizem impactos ambientais, além de maior afirmação e controle de conduta ambiental perante órgãos regulatórios e a sociedade como um todo.

Do lado social, a auditoria ambiental influencia positivamente na promoção de ações de educação ambiental de funcionários e ajuda a reduzir a exposição de colaboradores e comunidades vizinhas a riscos ambientais.

Por último, o departamento financeiro também é afetado positivamente pela auditoria. Na prática, ela contribui para a melhoria da imagem da empresa perante diferentes stakeholders (clientes, órgãos ambientais e parceiros),ingresso no mercado internacional que possui exigências criteriosas quanto à questão ambiental, verificações rigorosas em grandes processos de aquisição e fusão de empresas,e  para captar recursos financeiros por atender a parâmetros de conformidade para licitações,  investimentos públicos, concessão de créditos e financiamentos em geral.

Como fazer uma auditoria ambiental?

No Brasil existe um grande volume de leis e normas técnicas que regulamentam as questões ambientais.

Isso faz com que o processo de preparação para uma auditoria ambiental – apesar de vantajoso – possa ser bastante complexo e burocrático.

Em razão disso, é perfeitamente compreensível que muitas empresas percam de vista os benefícios e desistam antes mesmo de iniciar o procedimento.

Então, surge a pergunta: como fazer uma auditoria ambiental?

E a resposta é: infelizmente, não existe uma resposta pronta para essa pergunta.

Cada auditoria ambiental tem um procedimento específico de acordo com o cenário e necessidades do cliente.

Então, a resposta, a priori, acaba sendo o famoso “depende”.

No entanto, o que já sabemos de antemão – por experiência própria – é que  faz toda a diferença contar com a ajuda de uma consultoria especializada, com conhecimento multidisciplinar e visão estratégica capaz de interpretar corretamente as normas e o procedimento de auditoria.

Aliás, para muitas empresas esse é o único passo que falta para que o sistema de gestão ambiental gere resultados positivos ao alcançar conformidade legal e tornar sua referência no mercado em práticas sustentáveis.

Enfim, agora que você entendeu o que é auditoria ambiental, espero que você possa colocar essa ferramenta de gestão em prática na sua empresa.

A NewFields realiza o serviço de auditoria ambiental de acordo com o tipo pretendido por você e sua empresa.

Agende uma avaliação gratuita!

Artigos recentes

Tudo sobre o meio ambiente

Como Estudos Epidemiológicos podem contribuir para a resolução de casos ambientais judicializados

Estudos epidemiológicos são essenciais para avaliar os impactos de desastres ambientais na saúde humana, sendo uma ferramenta estratégica em processos judiciais contra empresas responsáveis por contaminação. Esses estudos ajudam a identificar a relação entre o evento e os danos à saúde, possibilitando contestar acusações desproporcionais ou comprovar a causalidade. Para garantir resultados confiáveis, é fundamental um planejamento rigoroso, escolha adequada da população e análise cuidadosa dos dados.

Baixe Nosso Artigo Científico

O artigo cientifico recem publicado na Scientific Research trata da gestão esttratégica para passivos ambientais.