“Tem solução”, diz Tiago Moura, CEO da NewFields Brasil, sobre descontaminação de lagoa

por | Eventos

No último dia 27 de maio, em entrevista para o Jornal do Maranhão, noticiário da filiada da Rede Globo no estado, Tiago Moura, CEO da NewFields Brasil foi questionado pela repórter Tayse Fequer sobre a possibilidade de despoluição de uma lagoa na cidade de São Luiz do Maranhão. “…uma vez que você para de despejar os esgotos e efluentes, a capacidade é muito poderosa de recuperação ambiental. Então o primeiro passo é você interromper esse despejo de resíduos e efluentes e pensar em estratégias que vão ser harmônicas também para acelerar esse processo de recuperação.” Moura também exemplifica citando biorremediação e agentes vegetais.

Tiago Moura em entrevista ao Jornal do Maranhão, 1ª edição.

Em outro trecho da entrevista, ele cita também a importância do embasamento em dados para a gestão da temática ambiental. Este, inclusive, foi tema da palestra apresentada por ele e por Luciano Silvino, gerente de Projetos e Inovação da NewFields Brasil no Congresso Brasileiro de Advocacia Ambiental que ocorreu nos dias 28 e 29 de maio, no auditório da OAB-MA, em formato híbrido.

Com o tema “As novas perspectivas da Advocacia Ambiental no Brasil”, o congresso foi realizado pela OKAH Ateliê de Conteúdos em correalização com a OAB-MA, Escola Superior de Advocacia (ESA-MA), Caixa de Assistência de Advogados do Maranhão (CAAMA) e Beyond Institute, com patrocínio de grandes empresas como Vale, Porto do Itaqui e NewFields Brasil.

De acordo com a OAB-MA, foram abordados temas como licenciamento ambiental e mudanças climáticas; atuação da advocacia em temas de mudanças climáticas; instrumentos da política nacional de meio ambiente no contexto das mudanças climáticas; políticas ambientais como oportunidades para o desenvolvimento sustentável; regra de responsabilidade civil na Lei de Crimes Ambientais; reflexões sobre os limites da responsabilidade civil por danos ambientais; e a importância dos métodos consensuais para a solução de conflitos ambientais.

 

Tiago Moura e Luciano Silvino (à direita) em sua apresentação sobre a importância dos dados como base para a tomada de decisões.

 

Na ocasião, Tiago Moura e Luciano Silvino apresentaram o caso de um conflito entre o ministério público e um porto privado, detalhando como uma análise robusta dos dados embasou as atividades de parecer técnico trazendo resultados favoráveis por meio de perícia e minimização do conflito com a comunidade. Em seu relato, também apresentaram a plataforma EnviroAsset, que permite gerenciar dados em larga escala de forma simplificada e objetiva.

Neste link você encontra a entrevista completa. Para saber mais sobre a plataforma EnviroAsset, criada pela equipe da NewFields Brasil, acesse www.enviroasset.com.br.

 

Artigos recentes

Tudo sobre o meio ambiente

Como Estudos Epidemiológicos podem contribuir para a resolução de casos ambientais judicializados

Estudos epidemiológicos são essenciais para avaliar os impactos de desastres ambientais na saúde humana, sendo uma ferramenta estratégica em processos judiciais contra empresas responsáveis por contaminação. Esses estudos ajudam a identificar a relação entre o evento e os danos à saúde, possibilitando contestar acusações desproporcionais ou comprovar a causalidade. Para garantir resultados confiáveis, é fundamental um planejamento rigoroso, escolha adequada da população e análise cuidadosa dos dados.

Baixe Nosso Artigo Científico

O artigo cientifico recem publicado na Scientific Research trata da gestão esttratégica para passivos ambientais.